Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

sábado, 22 de outubro de 2011

Convite para a Caminhada pela Vida - 25/10/11

Evento Autoestima

Encontro incentiva a autoestima de pacientes

O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres.

Cerca de 60 pessoas entre pacientes com câncer de mama, familiares, funcionários e voluntários do Hiospital Conceição  participaram de campanha que incentiva a autoestima, no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (ICD). O evento, realizado em 14 de julho, teve como palestrante Luciene Dressano, voluntária da campanha que teve câncer há 12 anos e autora de livro sobre o assunto. A campanha Encontro com a Autoestima já passou por diversas cidades do país, desde a implantação do projeto em 2009, tendo atendido, durante esse período, mais de mil pacientes e 34 instituições. 


O objetivo da campanha é levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama. A cada encontro, as mulheres são convidadas a assistir uma palestra sobre resgate e manutenção da autoestima. 

A programação conta ainda com uma sessão de fotos, em que as participantes são incentivadas a usar adereços e posar para um fotógrafo profissional. A melhor foto é impressa e entregue as pacientes.

As participantes responderam a um questionário de avaliação e a um formulário de redação. A partir desse questionamento as pacientes refletem sobre quais valores são importantes para a mulher que enfrenta o tratamento de um câncer.

Além de terem a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas, as mulheres receberam ao final do encontro três guias explicativos: um voltado para as próprias pacientes, outro para parceiros e familiares e um terceiro destinado a crianças e adolescentes. Os três materiais abordam de forma distinta, de acordo com cada público, temas de interesse como o que é o câncer de mama, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o que tem maior incidência entre as mulheres.

Para o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, melhorar a autoestima ajuda a curar o câncer de mama. "Mulheres que se preparam para enfrentar o problema, tem maior quantidade e melhor qualidade de vida", disse.












Grupo da Mama no Jornal do Almoço

No Jornal do Almoço do dia 31/05/11. a apresentadora Cristina Ranzolin entrevistou o Dr Pedrini e um grupo de mulheres representantes do Grupo de Mamas Conceição sobre a Lei garante a mulheres que tiveram a mama retirada em função do câncer, a prótese de silicone gratuita para reconstrução.




Mutirão da Mama - Março de 2011

Evento, que ocorreu na manhã do dia 22 de março, ofereceu consultas e exames gratuitos para prevenir o câncer de mama

No mesmo dia em que o governo federal lançou nacionalmente o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero, o Hospital Conceição promoveu o Mutirão da Mama, com 100 consultas de mastologia, 60 exames de mamografia e 60 ecografias mamárias. O mutirão ocorreu na manhã do dia 22 de março, no Ambulatório térreo do Conceição. Para serem atendidas, as mulheres retiraram senhas logo cedo, às 7h, na portaria principal do hospital.

O objetivo do mutirão é chamar a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento precoce para aumentar as chances de cura, explica o diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Neio Lúcio Fraga Pereira.

Comandados pelo chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, médicos mastologistas e residentes, além de uma equipe de enfermagem, prestaram assistência às mulheres. Cerca de 20 voluntárias da ONG Grupo da Mama, que atuam no Hospital Conceição, também participaram do evento, orientando sobre a importância da prevenção e relatando suas próprias experiências.

Em 2003, li no jornal sobre o mutirão no Conceição e resolvi vir consultar. Fui examinada pelo doutor Pedrini, que diagnosticou que eu estava com câncer de mama. A partir desse dia, virei voluntária e me dediquei a ajudar as pessoas que também têm essa doença _ relatou a secretária do Grupo da Mama, Neusa Volitz.

O Grupo realiza reuniões toda segunda quinta-feira de cada mês, no Serviço de Mastologia, no segundo andar do Hospital Conceição. Os encontros reúnem voluntários, médicos e mulheres que estão em tratamento.

Além das ações realizadas no dia 22 de março, o Mutirão da Mama, que ocorre duas vezes por ano, garantirá toda a continuidade do tratamento, como punções, biópsias, quimioterapia, cirurgias e reconstruções, nos casos em que esse procedimento seja necessário.

Atendimento 100% SUS

O Hospital Conceição foi o primeiro no Brasil a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prótese mamária para as mulheres que necessitam retirar a mama no tratamento contra o câncer. Também oferece assistência completa em saúde mamária, com atendimento 100% pelo SUS. Por ano, cerca de 10.560 mamografias são feitas no Conceição e 3 mil, no Fêmina.

O câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil, causando cerca de 11 mil óbitos por ano, e, neste ano, mais de 9 mil novos casos da doença devem surgir apenas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é responsável por diagnosticar 40% dos casos de câncer estimados em Porto Alegre.










Dia Internacional da Mulher - 08 de março de 2011



Caminhada pela Vida


Todos os anos é realizada a CAMINHADA PELA VIDA com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama.

Estas fotos são da CAMINHADA PELA VIDArealizada em 2010.



Carta de Gramado

Em março de 2009 foram criados oito grupos de estudos sobre câncer de Mama formados por profissionais da saúde, grupos de voluntários e representantes do poder público. 

Durante sete meses foram discutidos temas e apontados caminhos no sentido de fazer com que a qualidade dos recursos disponíveis para mastologia chegue de fato até o atendimento. 

Este movimento que se chamou I FÓRUM SAÚDE MULHER teve como ponto culminante o lançamento da CARTA DE GRAMADO, um documento que firmou o compromisso de todos os seguimentos envolvidos com a saúde no Brasil com a qualidade no atendimento aos pacientes. 

Na CARTA DE GRAMADO foram feitas oito recomendações que fariam parte das diretrizes de redução da mortalidade por câncer de mama do INCA / Ministério da Saúde.



 

Qualidade das Mamografias

Em fevereiro de 2005 a Sociedade Brasileira de Mastologia, na pessoa de seu Presidente Dr José Luiz Pedrini acompanhado de Voluntárias da Mama foram ao Procurador Geral da Justiça do RS para pedirem que fossem feitas vistorias periódicas nos aparelhos de mamografia e material utilizado e que os exames fossem feitos por profissionais capacitados. 

Em 05/04/2005 a Promotora Ana Rita Schinesck determinou que as vigilâncias sanitárias dos Governos Estaduais e da Capital vistoriem os equipamentos. Hoje é uma Campanha Nacional, inclusive como meta do INCA e Ministério da Saúde.


Alteração do Estatuto do Funcionário Público Estadua



A voluntária Sandra Heloisa Pasquoto Feeburg foi pioneira na luta pela dignidade e os direitos das portadoras de câncer de mama no RS.

Sandra foi aprovada em concurso público para o magistério e foi impedida de assumir a vaga por já ter tido câncer de mama. Ela decidiu não aceitar calada o constrangimento e, com o apoio do Dr José Luiz Pedrini e das colegas do Grupo da Mama  recorreu na Justiça o seu direito.

O caso ganhou destaque na imprensa Nacional e Internacional e em 21/10/2002 o governador Olívio Dutra sancionou Lei alterando o Estatuto do Funcionário Público Estadual.

Desde então as perícias médicas não podem mais considerar inapto para exercer suas funções candidatos portadore de doenças que possam evoluir para um quadro mais grave.

Quem somos nós

Somos uma associação privada sem fins lucrativos, criada por mulheres que passaram pelo câncer de mama e em agradecimento a Deus se tornaram voluntárias.

Foi um grupo informal até 18/12/2003, quando foi transformado em Associação Civil – ONG – com estatuto registrado no Serviço Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Alegre.

Nossos objetivos são:

* Dar apoio emocional principalmente no momento em que a paciente recebe o diagnóstico de câncer de mama, que é o momento mais difícil e o mais doloroso;

* Acompanhar as pacientes na marcação de exames e de cirurgias;

* Visitar nos quartos e no lar após a cirurgia;

* Ministrar palestras sempre que solicitadas ensinando a prevenção através do auto-exame das mamas;

* Falar dos direitos tais como: 

- Auxilio doença (INSS).
- Prótese de silicone pelo SUS.
- Aquisição de veículo c/com isenção do IPI e outras.