Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Especialista fala sobre a importância da mamografia

Artigo publicado no Jornal Zero Hora em 24/11/2011

Dia Nacional de Combate ao Câncer é em 27 de novembro

 

 



Quem tem medo da mamografia? Por dra. Maira Caleffi* Presidente da FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e do IMAMA - Instituto da Mama do RS

Diariamente, me perguntam: por que tantas mulheres nunca fizeram a mamografia, mesmo tendo a indicação para o exame? 

Bem, são vários fatores, incluindo barreiras psicológicas. Um deles, e que muito aflige as mulheres, independente da faixa etária, é o medo. A mulher tem medo de fazer o exame e encontrar um nódulo, e isso pode significar descobrir a doença, lidar com o medo de perder o cabelo, a mama, a vaidade, a feminilidade... E as casadas temem até perder o marido, pois acham que vão ficar feias e acabar sozinhas. 

Fora isso, tem a preocupação com a morte. Como ficarão seus filhos e parentes caso isso ocorra?
Aliás, uma pesquisa encomendada pela Femama para o Instituto Datafolha comprova isso.

Entre as razões para não realizar a mamografia estava a falta de indicação do médico, o fato de assumir um descuido com a própria saúde e a dificuldade em marcar consultas. Mas entre o rol de pretextos estava também a falta de tempo ou de sintomas. E, claro, o medo de descobrir a doença ou de fazer o exame.

Medo esse que faz com que a mulher adie ou até "esqueça" de si mesma. Afinal, sabemos que 45,3% dos casos de câncer de mama são descobertos quando a doença já está muito avançada. A notícia que o câncer de mama tem até 95% de cura se descoberto cedo parece não ser ouvida. Por isso a mamografia é tão importante por mostrar lesões em fase inicial, medindo milímetros. 

O exame das mamas com o médico e por imagem deve ser realizado – sem medo e anualmente – por mulheres acima dos 40 anos de idade ou segundo recomendação médica, de acordo com o risco da paciente. Isso é tão importante que está assegurado em lei desde 2009 (Lei Federal 11.664).

Então, não perca tempo. Procure seu médico e tire suas dúvidas. Tenha coragem de fazer os seus exames de rotina, por você.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Carta de Gramado

Em 16/10/2009 foi elaborada a Carta de Gramado onde foram feitas 8 recomendações com o objetivo de reduzir a mortalidade por cancer de mama no país.

No dia 31/10/2011 reuniram-se no Rio de Janeiro representantes do INCA, Ministros, profissionais da Saúde (entre eles o Dr. José Luiz Pedrini - Mastologista) e o voluntariado para revisarem as recomendações da Carta de Gramado e concordaram em aumentar para 14 as recomendações:



1 – Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o Câncer de Mama.

2 – Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do Câncer de Mama e procure avaliação médica.

3 – Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

4 – Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.

5 – Todo serviço de mamografia participe de Programa de Qualidade em Mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.

6 – Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de previnir o Câncer de Mama.

7 – A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de Câncer de Mama.

8 - Toda a mulher com diagnóstico de câncer de mama confirmado deve iniciar seu tratamento o mais breve possível, não ultrapassando o prazo máximo de três meses.

9 - Quando indicado, o tratamento complementar de quimioterapia ou hormonioterapia deve ser iniciado no máximo em 60 dias, e o de radioterapia no máximo em 120 dias.

1- Toda mulher com câncer mama deve ter seu diagnóstico complementado com a avaliação do receptor hormonal.

11 - Toda mulher com câncer de mama deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar especializada que inclua médicos (cirurgião, oncologista clínico e um radioterapeuta), enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.

12 - Toda mulher com câncer de mama deve receber cuidados em um ambiente que acolha suas expectativas e respeite sua autonomia, dignidade e confidencialidade.

13 - Todo hospital que trata câncer de mama deve ter Registro de Câncer em atividade.

14 - Toda mulher com câncer de mama tem direito aos cuidados paliativos para o adequado controle dos sintomas e suporte social, espiritual e psicológico.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Matéria publicada no Jornal do Comércio - 09/11/11


Porto Alegre, quarta-feira, 09 de novembro de 2011
Diagnósticos de câncer de mama chegam a 600 ao ano
Deivison Ávila
FREDY VIEIRA/JC

Somente o Hospital Conceição (HC), na zona Norte de Porto Alegre, realiza, por ano, aproximadamente 8.400 atendimentos relacionados à saúde da mama. Esse número leva em conta desde a primeira consulta até a resolução do tumor, em caso de descoberta do câncer. Do total de atendimentos, são diagnosticados 600 novos casos por ano. É como se, em quase um mês, todas as pessoas consultas fossem diagnosticadas com câncer de mama, já que são 700 atendimentos mensais na unidade destinadas à saúde mamária. O GHC é responsável por diagnosticar 40% dos casos em Porto Alegre.
O Mutirão da Mama realizado ontem foi o segundo do ano no HC, ainda referente às atividades do Outubro Rosa - mês dedicado á prevenção e aos cuidados com o câncer que mais mata mulheres no Estado. De acordo com o chefe dos Serviços de Mastologia da unidade, José Luiz Pedrini, a política do hospital é a de não poder passar o prazo de 30 dias entre a marcação da consulta e o diagnóstico final da paciente. "Temos dois objetivos bem claros nos mutirões: a primeira é a conscientização das mulheres e a outra é o resgate das pessoas que estão aguardando o atendimento há mais tempo", explica Pedrini.
O mastologista explica ainda que há um aumento real de 1% a 2% no surgimento de pessoas com a doença em todo o mundo. Sobre as novas incidências, Pedrini destaca a longevidade, a má-alimentação e o estresse causado pela vida moderna. "Outro agravante para o aumento dos casos são as mulheres que estão optando por não ter filhos ou tendo poucos", acrescenta o médico. Ele destaca que quanto mais ciclos de menstruação sem interrupção, maior a chance de as mulheres desenvolverem um nódulo.
A presidente do Grupo da Mama do Conceição, Flávia Nunes, realiza um trabalho há mais de 15 anos ao lado de outras mulheres que venceram a luta contra o câncer. "Nós acompanhamos as pacientes desde o momento em que elas recebem o atendimento até a descoberta do diagnóstico. Nos tornamos praticamente uma família", confidencia Flávia. Ao longo dos anos, a voluntária vem percebendo o crescente aumento no número de casos, além dos perigos da doença que também pode atingir os homens. "Em nossas palestras, não alertamos apenas as mulheres, mas os homens que, embora sendo bem menor o número de ocorrências, podem ser vítima de um nódulo na mama", alerta a presidente do grupo.
A doméstica Maria Vilma do Nascimento, 60 anos, descobriu a existência do mutirão através de sua patroa. "Ela chegou e me disse: vai lá, tira uma ficha e realiza a consulta. Me liberou do trabalho e pude vir até o hospital", relata. Com as ordens para a realização dos exames, a doméstica aguardava em uma fila para a marcação.
Rosa Maria Mattos, de 49 anos, foi encaminhada pelo Posto de Saúde Passo das Pedras, depois de detectado um nódulo aquoso. "Estava aguardando um mastologista e não conseguia marcar a consulta. O mutirão me auxiliou a marcar todos os exames", conta a autônoma. Pedrini lembra que a unidade de Mastologia do HC está aberta o ano todo para a marcação de consultas, mas que a maioria dos atendimentos é encaminhada pelos postos de saúde dos bairros. 
Mais informações podem ser obtidas no 2º andar da unidade ou pelo telefone (51) 3357.2030, das 7h às 18h.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

II MUTIRÃO DA MAMA - DIA 08/11/2011

O evento ocorrerá na manhã do dia 08/11/2011 oferecendo consultas e exames gratuitos para previnir o Câncer de Mama.

O Hospital Conceição disponibilizará 100 fichas de atendimento, 60 autorizações para exame de mamografia e 60 autorizações para exames de ecografias.

O Mutirão se realizará entre as 7:00h e as 13:00h, na entrada principal do Hospital; as pessoas interessadas deverão chegar antes das 07:00h.

O objetivo do evento é chamar a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento precoce para aumentar as chances de cura.

Comandados pelo chefe do Serviço de Mastologia Dr José Pedrini, médicos mastologistas e médicos residentes, além da equipe de enfermagem e Voluntários da ONG Grupo da Mama Conceição participarão orientando as pessoas sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama.

Além das ações a serem realizadas no dia 08/11/2011 o Mutirão da Mama garantirá a continuidade do tratamento, como: punções, biópsias, quimioterapia, cirurgias e reconstruções, nos casos em que esses procedimentos forem necessários.

O CÂNCER DE MAMA É O TUMOR QUE MAIS MATA MULHERES NO BRASIL, MAS TEM 95% DE CHANCE DE CURA SE DESCOBERTO E TRATADO PRECOCEMENTE.