Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Teste genético indica risco de desenvolver câncer de mama


Análise do DNA pode ajudar no monitoramento da saúde de pacientes mais propensas à doença


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Segundo estimativa recentemente divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), cerca de 50 mil pacientes devem receber diagnóstico da doença no ano que vem. Os fatores de risco para o desenvolvimento do tumor estão relacionados ao estilo de vida, o histórico médico, a exposição excessiva a hormônios e também o fator genético, ou seja, o histórico de câncer na família.

Nesse aspecto, um teste genético desenvolvido na Intergenetics Incorporated, um centro de pesquisas do câncer localizado em Oklahoma, nos Estados Unidos, pode ajudar a antever o risco individual da mulher desenvolver câncer de mama ao longo da vida. O OncoVue utiliza o mais recente entendimento do genoma humano para identificar mudanças genéticas específicas, que indicam o risco de câncer de mama.

O teste é rápido, indolor e requer somente que a paciente bocheche um pouco de enxaguante bucal usado para coletar células que serão utilizadas na análise do DNA. O índice compara os resultados individuais com o nível padrão de risco de câncer de mama para todas as mulheres. O resultado indica o risco da mulher desenvolver a doença (normal, moderado ou alto) em três estágios da vida: pré-menopausa, peri-menopausa e pós-menopausa.

— Ao conhecer o nível de risco de predisposição genética, a paciente e o médico podem discutir opções para reduzi-lo e monitorar a saúde mais de perto, desenvolvendo um plano adequado para gerir este risco — afirma o mastologista Paulo de Tarso Bond Cruz.

O teste OncoVue é oferecido somente por uma rede de médicos credenciados, não é encontrado em farmácias ou hospitais. A paciente pode indicar seu médico para credenciamento.

O mastologista destaca que, mesmo mulheres com menor risco de desenvolver a doença, podem vir a ter câncer de mama, por isso, o teste não substitui os cuidados preventivos recomendados em campanhas, serve apenas como alerta.


Matéria publicada em http://www.clicRBS.com.br em 02/12/2011