Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reconstrução mamária mais próxima das brasileiras

CAS aprova projeto de lei, que segue para Plenário do Senado. Sociedade Brasileira de Mastologia ressalta que iniciativa pode ajudar no resultado do tratamento do câncer de mama


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a cirurgia imediata reparadora para as mulheres vítimas de câncer de mama. Isso significa que a reconstrução das mamas deverá ser feita no mesmo momento cirúrgico da retirada do câncer em hospitais que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A proposta está no Projeto de Lei 2784/08, da deputada federal Rebeca Garcia (PP-AM). A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) ressalta a importância do PL, uma vez que cerca de 60% das mulheres que não se submetem à reconstrução imediata desistem de fazer o procedimento posteriormente. Com a mudança, as mulheres brasileiras receberão o tratamento completo, além de incentivar o diagnóstico precoce, ao romper o estigma da mutilação. A medida será um estímulo a mais para melhoria dos cuidados da paciente de câncer de mama no sistema público de saúde.

O próximo passo é o projeto ir para votação no Plenário da Casa e, se aprovado, seguirá para sanção da presidente Dilma Roussef. Se a iniciativa for aprovada, contribuirá para a saúde e a autoestima da mulher vítima de câncer, que não precisará passar por anos de espera até ter acesso à cirurgia plástica reparadora, poupando traumas psicológicos e sequelas físicas.

Segundo o projeto, se não for possível a cirurgia imediata, a paciente deverá então ser acompanhada e passar pela cirurgia plástica assim que suas condições clínicas permitirem. A Lei 9797/99, existente atualmente, prevê a reconstrução, mas não estabelece o prazo. Em função disso, hoje a espera pela cirurgia reparadora pode chegar a cinco anos, o que leva dezenas de milhares de mulheres a doenças depressivas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 50 mil brasileiras desenvolveram câncer de mama em 2012.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) também atua no tema, tendo formulado o Projeto de Lei 3442/12, junto com o deputado Alexandre Roso (PSB-RS). Além de prever a cirurgia imediata, o PL prevê que a razão da não reconstrução imediata deverá ser registrada no prontuário médico.


segunda-feira, 11 de março de 2013

05 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia - Hospital Conceição é destaque na qualidade do exame


A mamografia é o melhor instrumento para combater o câncer de mama
 

Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, comemorado nesta terça-feira, 5 de fevereiro, é realizada uma campanha no país para lembrar e mostrar a importância dos exames de mamografia, que é um dos melhores instrumentos para combater o câncer de mama. De acordo com o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, o câncer de mama pode ser curado, basta ser detectado precocemente para que haja um melhor tratamento para essa doença. Além disso, Pedrini ressaltou que, no Rio Grande do Sul, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm conseguindo atender a demanda e oferecendo às pacientes tratamentos com qualidade. Ele lembra que o Estado tem a maior incidência da doença no Brasil, com cerca de 5.000 novos casos descobertos a cada ano.

Com a participação do Serviço de Mastologia e do Grupo de Voluntárias da Mama do Hospital Conceição, em 2005 foi realizada uma ação nacional para pedir excelência e mais atenção aos exames. Com essa atitude, o Conceição se transformou em um dos hospitais pioneiros na qualidade do serviço no país. “Os reflexos já podem ser vistos desde agora, com a redução na mortalidade por causa do câncer de mama no Estado”, revela Pedrini.