Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Encontrada associação entre níveis elevados de colesterol e câncer de mama

Resultados da pesquisa levantam a possibilidade de prevenir a doença com estatinas










Uma relação entre níveis altos de colesterol e câncer de mama foi encontrada em um estudo de mais de 1 milhão de pacientes ao longo de 14 anos de pesquisa no Reino Unido.
Rahul Potluri, autor da investigação, disse que a investigação preliminar sugere que as mulheres com índices elevados de colesterol no sangue podem estar em maior risco de desenvolver câncer de mama. Isso levantaria a possibilidade de prevenir da doença através das estatinas - que reduzem o colesterol. 

— Temos a teoria de que a obesidade está ligada ao câncer de mama, e um teste em ratos aponta que isso pode ser por causa do colesterol. Decidimos investigar se havia alguma associação entre hiperlipidemia - colesterol elevado - e a doença — comenta Potluri.
Os cientistas realizaram uma análise retrospectiva de mais de 1 milhão de pacientes em todo o Reino Unido entre 2000 e 2013. A investigação contou com 664.159 mulheres; destas, 22.938 tinham hiperlipidemia e 9.312 tiveram câncer de mama. Cerca de 530 participantes que apresentaram hiperlipidemia desenvolveram a patologia posteriormente. Eles utilizaram um modelo estatístico para estudar a associação, e descobriram que ter hiperlipidemia aumentou o risco de câncer de mama em 1,64 vezes.

Se a suspeita de relação entre os fatores for comprovada, o próximo passo será acompanhar se a redução do colesterol com estatinas pode diminuir o risco de desenvolver a doença.
— Estatinas são baratas, amplamente disponíveis e relativamente seguras. Se nossa hipótese associativa estiver correta, estas substâncias podem ter um papel importante na prevenção do câncer de mama, especialmente em grupos de alto risco, tais como as mulheres com níveis elevados de colesterol — esclarece o autor.


Matéria publicada no site http://zh.clicrbs.com.br em 07.07.2014