Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

sábado, 22 de outubro de 2011

Evento Autoestima

Encontro incentiva a autoestima de pacientes

O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres.

Cerca de 60 pessoas entre pacientes com câncer de mama, familiares, funcionários e voluntários do Hiospital Conceição  participaram de campanha que incentiva a autoestima, no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (ICD). O evento, realizado em 14 de julho, teve como palestrante Luciene Dressano, voluntária da campanha que teve câncer há 12 anos e autora de livro sobre o assunto. A campanha Encontro com a Autoestima já passou por diversas cidades do país, desde a implantação do projeto em 2009, tendo atendido, durante esse período, mais de mil pacientes e 34 instituições. 


O objetivo da campanha é levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama. A cada encontro, as mulheres são convidadas a assistir uma palestra sobre resgate e manutenção da autoestima. 

A programação conta ainda com uma sessão de fotos, em que as participantes são incentivadas a usar adereços e posar para um fotógrafo profissional. A melhor foto é impressa e entregue as pacientes.

As participantes responderam a um questionário de avaliação e a um formulário de redação. A partir desse questionamento as pacientes refletem sobre quais valores são importantes para a mulher que enfrenta o tratamento de um câncer.

Além de terem a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas, as mulheres receberam ao final do encontro três guias explicativos: um voltado para as próprias pacientes, outro para parceiros e familiares e um terceiro destinado a crianças e adolescentes. Os três materiais abordam de forma distinta, de acordo com cada público, temas de interesse como o que é o câncer de mama, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o que tem maior incidência entre as mulheres.

Para o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, melhorar a autoestima ajuda a curar o câncer de mama. "Mulheres que se preparam para enfrentar o problema, tem maior quantidade e melhor qualidade de vida", disse.












Nenhum comentário:

Postar um comentário