Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

sábado, 22 de outubro de 2011

Mutirão da Mama - Março de 2011

Evento, que ocorreu na manhã do dia 22 de março, ofereceu consultas e exames gratuitos para prevenir o câncer de mama

No mesmo dia em que o governo federal lançou nacionalmente o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero, o Hospital Conceição promoveu o Mutirão da Mama, com 100 consultas de mastologia, 60 exames de mamografia e 60 ecografias mamárias. O mutirão ocorreu na manhã do dia 22 de março, no Ambulatório térreo do Conceição. Para serem atendidas, as mulheres retiraram senhas logo cedo, às 7h, na portaria principal do hospital.

O objetivo do mutirão é chamar a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento precoce para aumentar as chances de cura, explica o diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Neio Lúcio Fraga Pereira.

Comandados pelo chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, médicos mastologistas e residentes, além de uma equipe de enfermagem, prestaram assistência às mulheres. Cerca de 20 voluntárias da ONG Grupo da Mama, que atuam no Hospital Conceição, também participaram do evento, orientando sobre a importância da prevenção e relatando suas próprias experiências.

Em 2003, li no jornal sobre o mutirão no Conceição e resolvi vir consultar. Fui examinada pelo doutor Pedrini, que diagnosticou que eu estava com câncer de mama. A partir desse dia, virei voluntária e me dediquei a ajudar as pessoas que também têm essa doença _ relatou a secretária do Grupo da Mama, Neusa Volitz.

O Grupo realiza reuniões toda segunda quinta-feira de cada mês, no Serviço de Mastologia, no segundo andar do Hospital Conceição. Os encontros reúnem voluntários, médicos e mulheres que estão em tratamento.

Além das ações realizadas no dia 22 de março, o Mutirão da Mama, que ocorre duas vezes por ano, garantirá toda a continuidade do tratamento, como punções, biópsias, quimioterapia, cirurgias e reconstruções, nos casos em que esse procedimento seja necessário.

Atendimento 100% SUS

O Hospital Conceição foi o primeiro no Brasil a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prótese mamária para as mulheres que necessitam retirar a mama no tratamento contra o câncer. Também oferece assistência completa em saúde mamária, com atendimento 100% pelo SUS. Por ano, cerca de 10.560 mamografias são feitas no Conceição e 3 mil, no Fêmina.

O câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil, causando cerca de 11 mil óbitos por ano, e, neste ano, mais de 9 mil novos casos da doença devem surgir apenas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é responsável por diagnosticar 40% dos casos de câncer estimados em Porto Alegre.










Nenhum comentário:

Postar um comentário