Juntos somos mais fortes. Fortes, enfrentamos qualquer obstáculo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Hospital Conceição é centro de qualificação de novos medicamentos

Agência regulatória de medicamentos para a Europa validou nova droga para câncer de mama pesquisada no Serviço de Mastologia do hospital


 Durante toda esta semana, o Serviço de Mastologia do Hospital Conceição recebeu a visita de uma equipe da European Medicines Agency (EMEA), agência regulatória de novos medicamentos para a Europa. Três agentes, da Itália e da Dinamarca, fizeram um trabalho de inspeção em pesquisa com nova droga contra o câncer de mama com a participação do serviço. Nesta sexta-feira, 30 de março, eles divulgaram os resultados dessa inspeção: o centro foi aprovado e a pesquisa, considerada de excelente qualidade, com resultados confiáveis.

 
                                       Da esquerda para a direita: Pedrini, técnicos italianos Paola di Basilio 
                                       e Fabrizio Galliccia e profissionais envolvidos com a pesquisa.


“É um marco, abre-se uma nova era para o tratamento do câncer de mama”, comemorou o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini. Para ele, o Conceição está de parabéns, pois foi avaliado e aprovado após inspeção com todos os rigores científicos.

A PESQUISA

O Hospital Conceição foi um dos participantes do desenvolvimento de um novo medicamento, chamado pertuzumabe, cujos resultados foram apresentados em dezembro último, em San Antonio, no Texas (EUA), e publicados na New England Journal of Medicine, a mais respeitada revista científica do mundo. O pertuzumabe é um anticorpo, ou seja, uma vacina, com potente ação em tumores Her2 positivo, presente em 25% dos cânceres de mama com agressividade maior. Os efeitos colaterais dessa droga são mínimos se comparados com uma quimioterapia habitual, além disso, sua aplicação pode ser indicada por períodos longos.

A inspeção da pesquisa pela EMEA se deu no sentido de ver a veracidade das informações e, principalmente, se o benefício para as mulheres justifica a liberação de uma nova droga para o câncer de mama. Com a avaliação e a aprovação, esse medicamento deverá entrar no mercado europeu a partir de maio deste ano. No Brasil, a estimativa é que entre no mercado no ano que vem. 

                                              Técnicos da Itália e da Dinamarca estiveram no Serviço de 
                                              Mastologia durante uma semana.

José Luiz Pedrini destaca que é a primeira vez que agentes da EMEA vêm ao Rio Grande do Sul. O Hospital Conceição recebeu a equipe em razão da importância que teve no recrutamento e na avaliação de pacientes para o estudo, bem como por ser considerado de excelência na área. “É um orgulho e uma responsabilidade sabermos ser responsáveis diretos pela liberação de uma nova droga com efeitos comprovadamente eficazes no câncer de mama”, diz o médico.



Creditos: Andréa Araujo (Texto), Árthur Ribeiro e arquivo pessoal (Fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário